Novidades

maio292017
5 Filmes sobre Arquitetura que você não pode perder!

5 Filmes sobre Arquitetura que você não pode perder!

Cada vez mais falar de arquitetura nos leva a falar de outras coisas, para você estudante, profissional da área ou até os simpatizantes, fizemos um post voltado a vocês!
Vamos falar de alguns filmes que todos deveriam assistir. Ao final das contas Inspiração nunca é demais! 

Vem com a gente, veja essa listinha e prepare a pipoca!

Tempo de recomeçar (2001)

O filme conta a história de um arquiteto de meia idade – George Monroe – que é diagnosticado com câncer terminal e descobre que tem pouco tempo de vida. O protagonista decide, então, aproveitar seus últimos dias para acertar questões antigas com a família: George quer fazer as pazes com a ex-esposa Robin e tentar se aproximar de Sam, seu filho rebelde. Na preocupação de não deixar nenhum bem para Sam, George resolve construir uma casa para deixar de herança para seu filho. O filme é americano, de 2001, dirigido por Irwin Winkler – produtor de filmes como “Rocky: Um Lutador”, de 1976 e “Os Bons Companheiros”, de 1990.

filmes arquitetura

A vida é um sopro (2007)

O documentário conta a história de Oscar Niemeyer, um dos arquitetos brasileiros mais importantes para o país e para o mundo. De uma forma suave e descontraída, o filme nos conta um pouco sobre a arquitetura, a luta política, a paixão pelas mulheres e a história do arquiteto. O documentário conta com participações especiais e ilustres, como José Saramago, Ferreira Gullar e Chico Buarque. Uma curiosidade interessante é que as primeiras imagens do documentário foram filmadas em 1998 – mas o filme só foi lançado em abril de 2007. A produção dirigida por Fabiano Maciel venceu por unanimidade o Festival Internacional de Documentários Atlantidoc, no Uruguai. O documentário é uma produção brasileira, de 2007, dirigido por Fabiano Maciel.

filmes arquitetura

Vontade Indômita (1949)

The Fountainhead (em Portugal, Vontade Indómita; no Brasil, Vontade Indômita) é um filme estadunidense de 1949 do gênero Drama dirigido por King Vidor. O roteiro é da filosofa soviética Ayn Rand, que adaptou seu livro homônimo de 1943. Howard Roark é um jovem arquiteto idealista e individualista, que deseja realizar um trabalho inovador e sem interferências, mas encontra resistência por parte do articulista do jornal The Banner, Elsworth Toohey, que prefere apoiar arquitetos medíocres e manipuláveis como Peter Keating, o que lhe dá poder de influenciar as obras em construção. Roark fica sem clientes e para não contrariar seus princípios, fecha seu escritório e vai trabalhar como operário em uma pedreira, onde conhece a rica Dominique. Roark tem a chance de voltar ao seus projetos quando recebe a encomenda de um enorme edifício. Apesar de grande campanha do jornal contra a obra, o proprietário o autoriza a seguir com a construção. Finalizado o edifício e mesmo se impondo como uma grande obra, as pessoas continuam temendo contrata-lo. Ele se sustenta projetando pequenas construções, como postos de gasolina e residências. Até que se torna o maior arquiteto da cidade, embora continue sem receber encomendas públicas em função das campanhas que sofrera. Enquanto Roark ganha prestígio, Keating fica sem trabalho. Ele procura Roark para um projeto de habitação popular e o convence a projetá-lo como se fosse dele. Mas a planta sofre interferência na construção e Roark não hesita em dinamitar a obra, o que o leva a julgamento.

filmes arquitetura

                                        A Barriga Do Arquiteto (1987)

Peter Greenway e sua preocupação estética simbólica nos deleita com A barriga do arquiteto  (The Belly of an Architect). Para Greenway  a realidade está em eterno conflito entre a razão e emoção. Kracklite (Brian Dennehy) é um arquiteto americano que vai à Roma para comandar a exposição do seu ídolo e formador de sua carreira profissional, o arquiteto francês Etienne-Louis Boullée (1728-1799),famoso por suas construções ovais.Na arquitetura de Roma, que tanto influenciou a estética de Boullée, e nestas formas reside a simbologia de Greenway nos remetendo ao masculino e feminino, as formas arredondadas, abobadas, cúpulas, torres representando barrigas, útero e falos, etc. Kracklite se encontra com uma equipe não muito colaboradora, que não nutrem por Boullée a mesma paixão que ele.

filmes arquitetura

Eames – O Arquiteto e a Pintora (2011)

Charles e Ray eram grandes parceiros na criação de projetos avançados de móveis, arquitetura, design gráfico, fotografia e cinema. Juntos eles trabalharam nas principais empresas da sua época, incluindo IBM, Westinghouse, e Herman Miller. O trabalho dessa dupla foi fundamental para a história do Design, e interferiu significativamente nos processos históricos desde modernismo até a era do computador. Charles e Ray Eames são o casal de designers mais importante e influente das artes americanas. Não só eram pessoas fascinantes como construíram uma obra inovadora, moderna, marcando o momento chave do design de produção. A obra de ambos perdura nas nossas vidas. Este documentário de Jason Cohn e Bill Jersey, é feito com uma estética familiar à obra dos Eames, mostra pela primeira vez a extensão e a importância do casal de designers e dos muitos outros que reuniram no grande atelier de Nova Iorque.

filmes arquitetura

Gostaram das dicas? Eu estou morrendo de curiosidade para ver todos esses filmes, confesso que não assiti nenhum ainda. 
Mas nós da solemar ombrelones não vamos perder dica nenhuma né!

Não esqueça de acessar nosso site e ver nosso linha de ombrelone que mais combina com o estilo da sua casa!
Acesse: www.solemarombrelones.ind.br 

TAGs: ombrelone lateral, ombrelone lateral madeira, ombrelone gigante, ombrelone madeira