Novidades

maio182017
Vintage ou Retrô?!

Vintage ou Retrô?!

Ontem a Solemar Ombrelones deu uma batida de perna em uma casa de antiguidade aqui em Jaraguá SC e se inspirou para o post de hoje, e vamos dividir isso tudo com você. Primeiro vamos entender duas palavras que vamos usar bastante hoje, Retro e Vintage - uma coisa é bem diferente da outra; originalmente vintage era o nome dado a boas colheitas de vinhos. A origem vem de vint, relativo à safra de uvas e age obviamente de idade. Assim, quanto mais velho melhor. No dicionario se encontra as seguintes definições: (palavra inglesa) [Enologia] Ano de boa colheita vinícola. [Enologia] Diz-se de ou vinho fino de uma só colheita, produzido em ano de reconhecida qualidade, com características organolépticas. Excepcionais, retinto e encorpado, de aroma e paladar muito finos e reconhecido como tal pelo Instituto de Vinho do Porto. Diz-se de produto antigo, mas de excelente qualidade (ex.: mobiliário, sapatos, utensílios vintage).

O vintage basicamente resgata os elementos das décadas de 20 a 60. Geralmente, suas peças são de alto valor por serem originais da época. Na decoração vintage, os objetos, tanto móveis quanto peças do mobiliário, como porcelanas, cristais, luminárias, eletrodomésticos, etc, são originais da época. 

Já o retrô é o novo com cara de antigo, é uma volta ao passado. Envolve releitura e recriação de peças e objetos tais como móveis, estampas, cores, etc, que remetam a determinados períodos da história, especialmente dos anos 40 aos anos 70. 

Obviamente há variações para este período, tanto para menos como para mais. Temos a disposição no mercado geladeiras, aparelhos de telefone, cadeiras e outros móveis com pés palito, rádios, cafeteiras, embalagens, luminárias e até carros nesse estilo. O retrô é um vintage repaginado, fabricado nos dias atuais. São peças modernas, mas com design que remete ao antigo. 

Na decoração, as novas tendências sugerem um mix de estilos, baseados no estilo rústico e contemporâneo com umas pitadinhas de retrô e vintage. Muito espelho com elementos vazados sobre ele e muita laca, eletrodomésticos em cores diferentes é o que aparecem nas mostras de decoração, tanto no Brasil quanto na Europa. Se você se apaixonou assim como nós não perca mais tempo e crie seu ambiente cheio de estilo e com muito conforto.

Não esqueça de dar uma passadinha no nosso site e ver os ombrelones laterais que mais combina com você.

TAGs: ombrelone lateral, ombrelone lateral madeira, ombrelone gigante, ombrelone madeira